segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Aprendizagens construídas.

A nossa visão sobre Mídias e Educação.


A proposta da disciplina de construção de um blog, nos proporcionou total interesse pela disciplina sendo esta ferramenta muito interessante para expor, trocar e dialogar dentro do espaço midiático que é a internet.
A informação aqui colocada em instantes é compartilhada com um número muito grande de pessoas. Percebemos que quando colocamos a postagem no Facebook o acesso de pessoas foi triplicado. Cada vez mais as mídias estão inseridas nas nossas vidas e pelo visto vieram pra ficar.
Muito gratificante pra nós alunos do curso de Artes poder discutir esse tema que parece fugir ao nosso contexto mas pelo contrário, tem tudo a ver com o nosso curso também, e como vamos optar por seguir o caminho da Licenciatura mais ainda se aplica á nossa área. Por que vamos lidar diretamente com crianças e adolescentes consumidores em potencial nos dias atuais.
Acreditamos que a disciplina de mídias nos faz ter um novo olhar sobre o mercado e sobre o que nos é passado, os diversos videos e documentários que nos foram apresentados em aula, todos com uma metodologia jovem que se enquadra ao nosso contexto de vida foram muito importantes para ampliar a nossa visão principalmente sobre a publicidade como dia Oliviero Toscani "A publicidade é um cadaver que nos sorri" e é a mais plena verdade, nos seduz e logo passa como um prazer supérfluo, consumimos para ter e não por necessidade. E é bom ver as diversas opniões e os debates gerados em aula. Pois o que seria do mundo se todos tivessem o mesmo ideal de vida? Gostamos muito de dividir o blog e a disciplina com vocês nestes 6 meses de aulas, só crescemos.
Nosso muito obrigado a todos os colegas, as monitoras, ao jornalista Márcio Oliveira e á professora da disciplina Jóice Esperança.

"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida." (Confúcio)










                                                                              Ana Carolina Zdradek e Carlos Gesley Santos.



2 comentários:

  1. Queridos Carlos e Ana Carolina,

    Lendo a postagem de vocês sobre as aprendizagens construídas ao longo da disciplina posso perceber os efeitos do trabalho desenvolvido através das múltiplas estratégias metodológicas, como a audiência aos vídeos, documentários e propagandas, estudo de artigos acadêmicos, debates, seminários, construção do blog, etc. Fico muito feliz em perceber que as propostas despertaram o interesse de vocês sobre o tema mídias e educação e que foi possível estabelecer conexões entre os estudos realizados na disciplina e no curso de Artes Visuais. Aliás, é preciso salientar o quanto as colocações e análises de vocês contribuíram com as discussões e diálogos compartilhados em sala de aula, com enfoque em autores e compreensões sobre imagens, cinema, fotografia, etc. que não havíamos tido acesso até o momento. Considerando a relevância dessas contribuições para o desenvolvimento da disciplina, é preciso registrar que no retorno da greve senti falta de uma participação mais efetiva de vocês nos encontros e debates envolvendo as leituras realizadas.Também agradeço pelas interações estabelecidas, pela reciprocidade demonstrada por vocês durante os encontros e pela disposição em aprender com as mídias e repensar a educação! Foi um prazer e uma enorme satisfação conviver e aprender com vocês ao longo deste semestre. Um abraço afetuoso! Profa. Joice

    ResponderExcluir
  2. Olá querid@s! Parabéns pelo blog! Foi muito bom conhecer e conviver com vocês durante o decorrer do semestre! Foi maravilhoso essa articulação entre os dois cursos, certamente, trouxe muita contribuição para nossa formação. Beeeijo enorme das monitor@s Ju e Aline.

    ResponderExcluir