quarta-feira, 2 de maio de 2012


De que modo a mídia participa da constituição dos sujeitos, da formação das pessoas?
O trabalho educativo da TV nós diz e nomea o que é privacidade, como devemos tratar nossa sexualidade, mudarmos nosso corpo. No espetáculo carnavalesco, mulheres, algumas anônimas outras atrizes de novelas famosas mostram seus corpos em detalhes, mandam beijos para as cameras, revelam seus seios. O corpo, os gestos e as paixões alheias acabam nós mostrando o que devemos pensar, como agir ou não agir, causando uma dificilcudade em nós para representar a nós mesmos, nossa essência, nosso maneira de pensar e nossas disposições individuais.

Como se estabelecem as relações entre as produções midiáticas e os diversos públicos, os processos de atribuição de sentidos relacionados ao consumo midiático?
O meio midiático que chega ao maior números de brasileiros é a televisão. Algumas pesquisas apontam que temos mais domicílios com televisões do que com refrigeradores. Essa telinha que transmite imagens, também produz significações e sentidos. A escola está perdendo terreno como principal meio educador para a televisão, que confunde cultura e comercial, nas mentes de crianças telespectadoras e adolescentes tele-educados.

A partir das reflexões construídas nos encontros da disciplina, e das leituras realizadas, argumentem sobre as possibilidades de realização de um trabalho pedagógico envolvendo a linguagem audiovisual.

Eu penso que um projeto metodólogico e pedagógico poderia ser realizado com uma camera de video, fazendo mini-documentário audi-visuais sobre a realidade das criança na escola, tratando de uma temática bem proxima da que temos refletido em aula.

Penso que esse filme é bem pertinente para os colegas em geral, filme francês ficcional que trata sobre jovens estudantes em vulnerabilidade, que vivem num processo de "alienação":

FILME FRANCÊS: "Entre les murs" - "Entre os muros da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário